CINEMAURBANA explora a contínua produção dos espaços das cidades, os processos marcados pela globalização na sociedade contemporânea, a noção de território, real ou imaginado, a construção de marcos da relação entre o tempo passado, o presente e o futuro que almejamos coletivamente, para refletir sobre a forma como vivemos e narramos as nossas cidades. Nesse sentido, o cinema traz à tona narrativas reais e simbólicas que revelam e abrigam memórias, afetos e apresentam relações entre o construído e o imaginado. 

A iniciativa nasce da necessidade de ampliar, pela lente do cinema, o entendimento da sociedade sobre a cidade e suas estruturas (sociais, culturais, arquitetônicas), ao estimular o contato do público com uma programação de filmes pouco exibidos, que convidam à reflexão em termos de cidadania - a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e de um tempo coletivos.

Além da mostra, CINEMAURBANA contempla ações formativas como palestras, painéis temáticos, homenagens, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos.



Using Format