TERÇA-FEIRA - 08 DE OUTUBRO

MOSTRA COMPETITIVA - MUSEU CORREIOS


Sessão de Abertura

Museu Correios - 10h

Filme convidado

ATHOS

Brasil, Sérgio Moriconi, 1997

Uma fotógrafa desvenda a obra do importante artista plástico de Brasília Athos Bulcão, enquanto um grupo de arqueólogos busca algo no coração do cerrado. Documentário com elementos de ficção.

Ficha Técnica: Direção e Roteiro: Sérgio Moriconi, Produção Executiva: Márcio Curi, Fotografia: Guy Gonçalves, Montagem: Gilberto Santeiro, Direção de Arte: Luiz Henrique Costa, Animação: Marcos Magalhães, Técnico de Som: Chico Bororo, Elenco: Mila Petrillo, Murilo Grossi, Adriana Nunes, Chico Santana, Emerval Crespi, Preto Rezende


S1 - 15H

Planeta Fábrica

Brasil, JuliaZakia, 2019, 11`11

“Planeta Fábrica”registra os últimos vapores de uma fábrica de chapéu. 100 anos em 11 minutos. Um velho planeta está sendo extinto e novos habitantes ganham vida.


Abridged 

India, Gaurav Puri, 2019, 20`14``

Nos últimos anos, a cidade de Calcutá, na Índia, testemunhou o colapso de algumas pontes, sendo Majerhat a mais recente. Situado no contexto de rápida urbanização, o filme, intitulado “Abridged”, examina a vida de várias pontes, tanto por cima como por baixo, como as vidas se organizam em torno delas como espaços públicos.

Reko City

Alemanha, JörnStaeger, 2017, 14`03``

Uma documentação experimental sobre a atual tendência de reconstrução nas cidades alemãs.

The Sea Swells

República Islâmica do Irã, Amir Gholami, 2018, 16`15``

A guerra está cercando a vida de um velho que vive no meio do mar. (mundo sem terra)



S2 - 17H

La Mujer Nueva York

Chile, Martin Pizarro Veglia, 2018, 02`38``

Depois de muito trabalho e economias, Isidora (27) consegue realizar seu sonho de viajar a Nova York, mas gosta tanto da cidade que começa a se transformar nela.


Iris

Líbano, Lea Najjar , 2018, 07`14``

“Iris” é uma tentativa de resistir à expropriação da costa aberta de Beirute, devolvendo o mar aos pescadores e aos habitantes locais do distrito de Ras Beirute. Por meio da arquitetura, materializa a condição de limiar entre duas entidades muito distintas, mas concomitantes: a cidade densa e o mar aberto. As ondas transformam a estrutura cinemática em uma experiência de lugar e coletam energia para a comunidade de pescadores.

The Hive

Polônia, Jeremi Skrodzki, 2018, 09`15``

Um pequeno documentário sobre um enclave verde no centro da cidade deVarsóvia. Filmado em 35 mm.

Woodstock At Fifty: A Venue For The End Of The World 

Australia, Aidan Prewett, 2019, 49`36``

Comemorando o 50.º aniversário de Woodstock, este filme apresenta entrevistas prolongadas com artistas, equipe e comentaristas de alto nível, originais de Woodstock. "Woodstock at 50" centra-se em torno do cruzamento de música e política do final dos anos 60, inclui imagens inéditas em 8 mm do festival. Com os organizadores de Woodstock, Chip Monck e John Morris, Michael Shrieve (Santana), Joe McDonald (Country Joe & The Fish), Ian Anderson (Jethro Tull), D.A. Pennebaker (Monterey Pop), Dick Cavett e muitos outros.


S3 - 19H

Cine Passeio

Brasil, Vitor Sawaf, 2018, 21`59``

O documentário trata da construção de um novo cinema de rua em Curitiba. Por meio das entrevistas com os arquitetos do projeto, como profissional responsável pelos equipamentos do cinema e, principalmente, com os homens que trabalham na reforma, busca-se uma discussão sobre de quem para quem é o espaço.

Central Bus Station 

República Tcheca, Tomáš Elšík, 78`

Os planos dos arquitetos de "Central Bus Station" de engolir visitantes se transformaram em um labirinto interminável de corredores. Outrora um presente para os cidadãos de Tel Aviv, agora serve aos imigrantes. Yonathané um guia do local há 17 anos e é capaz de mostrar o outro lado da importância da estação para aqueles que andam com ele. Yonathan sabe que o objetivo de descer ao prédio é encontrar não apenas a si mesmo, mas também uma sociedade que abriga seus valores, protege suas tradições originais, e deseja defender sua casa.


MOSTRA COMPETITIVA - CABINE URBANA

Espectral

Chile, 2019, 10`40``

Um túnel com mais de 100 anos de história foi deixado à mercê da natureza, resultando em um cadáver da época em que a mineração de carvão ligava a costa à ferrovia nacional. É um espaço estranho em uma pequena curva no centro, onde há uma escuridão absoluta. Gravando seus sons imperecíveis e percutindo com dispositivos maquinais, os artistas geram a abertura para novas sensações sem calor e luz, mas cheio de sons, em um ambiente conquistado pela natureza e abraçado pelo tempo.


Claraboia 

Japão, Michael Lyons, 2018, 01`30``

Um olhar poético sobre uma claraboia do Porto filmado por três dias usando três estoques diferentes de filmes Super 8. Um deles é o Kodachrome de décadas atrás, revelado à mão com café e vitamina C.

Là est la Maison /

Here is The House  

França, Lo Thivolle, Victor De Las Heras, 2017, 13`

Se não há, nada pode ser visto. De dentro, tudo pode ser ouvido. Na distância, os caminhos se estreitam. Enquanto nas proximidades, as perspectivas se expandem.

Using Format