QUARTA-FEIRA - 09 DE OUTUBRO

MOSTRA COMPETITIVA - MUSEU CORREIOS


S4 - 15H

First Turn on the Left/La Premiere à Gauche 

Tunisia, Jhimi Wajdi, 2018, 09`10``

Jalel se perde na rua em que viu a luz. Um paradoxo recheado de uma perda que não parou de crescer ao longo dos anos.


La Via Divina / The Divine Way

Alemanha, Ilaria Di Carlo, 2018, 15`

Levemente baseado na Divina Comédia de Dante, "The Divine Way" leva o espectador à descida épica da protagonista através de um labirinto interminável de escadas. À medida que a jornada da mulher se aprofunda, as escadas se transformam e ela é presa e puxada para a paisagem perigosa.

Cabeça de Rua

Brasil, Angélica Lourenço, 14`37``

Célia recebe uma proposta para um trabalho fichado em uma loja após trabalhar durante muitos anos como lavadora de carros. Em seu último dia na rua, ela precisa passar seu ponto de trabalho para sua prima, ao mesmo tempo que precisa lidar com sua insegurança em relação ao novo desafio profissional.


The Pit 

Turquia, Muhammed Furkan Altınkaynak, 2018, 11`10``

Uma mulher que mora no banheiro. Ela tem uma história, quer fugir dela. Mas. Olhos a observam.



S5 - 17H

Sombras Envolventes 

Equador, Michael Lojano, 2019, 15`

Casas tombadas no centro de Guayaquil são lugares cheios de histórias. Este documentário é a memória de três casas, condensadas nos cantos de um único universo.


Até Onde Pode Chegar Um Filme De Família 

Brasil, Rodolfo Junqueira Fonseca, 2018, 75`

2018, 75`

“Reminiscências” (1909-26), filme de família de Aristides Junqueira, acervo da cinemateca do MAM-Rio e Cinemateca Brasileira, é desvendado em suas histórias e pontos de vista na forma de um ensaio fílmico com materiais de arquivo, cenas de família, film footage, entrevistas e voz em off para contar a biografia desconhecida de um pioneiro do cinema - www.umfilmedefamilia.wordpress.com  


S6 - 19H

Astana, The City of The Future? 

França, Laurier Fourniau, 2019, 28`28``

No norte do Cazaquistão, Astana é uma das capitais mais jovens do mundo. Construída quase "ex-nihilo", como uma espécie de oásis urbano de alta tecnologia, é cercada por milhares de acres de estepe pantanosa insalubre, infestada de mosquitos durante o verão, atingida pelos ventos árticos no inverno, com temperaturas que podem cair para -40.°. Brinquedo do presidente sultão, a cidade reflete a marca de seu criador. Também está sujeita a várias forças, que são todos os fatores da urbanização: reminiscências nômades conscientes e inconscientes, fantasia antiga do grande oásis da rota da seda da Ásia Central, ambivalência de modelos urbanos, passado soviético, influências geopolíticas de vizinhos como Rússia, China ou de investidores dos países do Golfo etc. Numa época em que a cidade acaba de ser renomeada como "Nursultan", nome do ex-líder que renunciou, este documentário questiona a cenografia urbana da jovem capital do Cazaquistão. Ele entrelaça as palavras e andanças dos diretores na cidade, procurando chaves para entender essa complexa equação.

Flying Monks Temple 

Letônia, Žanete Skarule, 2018, 56`

Sonhador por natureza, Quanqi Zhu decide montar uma instalação única na encosta da montanha sagrada de Songshan, na China. Apesar da barreira do idioma, seu melhor companheiro é o arquiteto letão Austris Mailitis.  Quando a construção do objeto começa, os próprios criadores precisam levitar entre diferenças culturais, convenções e ambições pessoais.


MOSTRA COMPETITIVA - CABINE URBANA

I Don't See Deer 

Grécia, Stella Mastorosteriou, Danai Tombrou, 2018, 06`08``

“I Don't See Deer” é um estudo coreográfico das inter-relações entre o corpo e o espaço urbano.  Criando imagens efêmeras específicas de um local que brinca com a fronteira entre o familiar e o desconhecido, o filme tenta destacar uma jornada alternativa no espaço urbano, descobrindo maneiras mais divertidas de estar em / pensar sobre a cidade.


Aporia

Itália, Salvatore Insana, 2019, 13`20``

“Aporia” é o primeiro resultado de nossa pesquisa sobre a hesitação como condição psicofísica e como uma atitude que se opõe à arrogância de sempre saber para onde ir / o que fazer / o que dizer. A aporia (ἀπορία), um conceito caro à filosofia grega, indica a impossibilidade de dar uma resposta precisa a um problema.



Permanências

Portugal, Ana Ruivo, Carolina Leal, Cristiano Alves, Esra Arslan, 2019, 6`

Documentário sobre a vida dos que permanecem no Metro do Porto, tomando como personagens principais as funcionárias da limpeza que mostram a arquitetura do Arq. Souto de Moura noutra perspectiva. 


Using Format