SEXTA-FEIRA - 11 DE OUTUBRO

MOSTRA COMPETITIVA - MUSEU CORREIOS


S10 - 15H

Hotel Laide 

Brasil, Débora Diniz, 2017, 25'

“Hotel Laide” foi um dos hotéis sociais da extinta política de redução de danos para usuários de crack da maior cracolândia da América Latina, localizada em São Paulo. O documentário acompanha a chegada ao hotel de Angélica, uma jovem que viveu na rua dos 7 aos 23 anos, quando conheceu Laide, Brenda e Maria Paula. Mais do que uma história de sobrevivência, o filme é um testemunho sobre a importância de políticas de redução de danos.


There Was A Country

Turquia, Hebun Polat, 2018, 03`57``

A história de uma velha e sua neta depois da guerra.


Tshweesh

Líbano, Feyrouz Serhal, 2017, 25`

A Copa do Mundo de Futebol começa hoje e o povo de Beirute está ansioso pelo grande evento esperado. Enquanto a vida segue normalmente naquele dia, o sinal da primeira partida parece ser interrompido por estranhas ondas de rádio. A frustração no ar aumenta, dando lugar a um evento ao vivo ainda maior.

Today Might Be the Last Day I See Your Face 

Portugal, Vasco Mendes, 2019, 06`

Explora o assunto da poluição por fumaça em todo o mundo, uma jornada para o futuro da cidade que não dorme, um momento antes de desaparecer na neblina.


S11 - 17H

Da Curva Pra Cá 

Brasil, João Oliveira, 2018, 19`

Dizem que, quando você está sonhando, a única forma de descobrir se é um sonho ou não é acendendo a luz.

The Invisible Streets

Reino Unido, Joe Gilbert, 2017, 12`43``

Em 2015, após anos de campanha e múltiplas tentativas, a propriedade dos Jardins de Robin Hood no leste de Londres teve seu registro rejeitado. No mesmo ano, fiz um documentário sobre a propriedade para capturá-la em filme antes que se fosse para sempre. Em 2017 a demolição começou. Voltei para filmar a lenta destruição.


Niemeyer 4 Ever

Líbano, Nicolas Khoury, 2018, 30`

"Niemeyer 4 Ever" desenha a imagem pungente da Feira Internacional de Trípoli Rachid Karame; a “cidade fantasma” composta por cento e dez mil metros quadrados de estruturas; erguida em um milhão de metros quadrados de terreno; envolvida por lembranças amargas e um silêncio morto. Nunca atingiu o objetivo para a qual foi concebida por Oscar Niemeyer, construtor de Brasília celebrado mundialmente e ícone da arquitetura moderna.

Le Case Che Eravamo / The Houses We Were

Itália, Arianna Lodeserto, 2018, 18`

Os primeiros 50 anos do Instituto de Habitação de Baixa Renda criaram uma verdadeira cidade dentro de uma cidade para lidar com o que foi e continua sendo o principal e persistente problema de Roma: a habitação.  Mas do que é feita essa cidade? Quem fica de fora?   
 Os arquivos respondem. Os arquivos reafirmam.



MOSTRA COMPETITIVA - CABINE URBANA

Dourorganic

Portugal, Lucas Martins, 2017, 02`

O quebra-mar da Foz do Douro é uma estrutura orgânica que conecta e separa o oceano Atlântico do rio Douro. Concebido para desafiar as forças da natureza e permitir a interação humana, suas formas concretas mudam constantemente em um diálogo interminável entre luz e sombra. Tanto uma extensão quanto um limite para a cidade do Porto, onde o tempo e a memória são reforçados pela brutalidade e brandura dos elementos, o quebra-mar da Foz do Douro é um local poderoso para manifestar continuidade, encerramento, confronto e silêncio.

Petrichor 

Turquia, Mehmet Yavuz Çakar, 2019, 04`

Como algumas pessoas destroem nossa natureza por causa de dinheiro erenda não merecida, esqueceremos o cheiro do solo após a chuva. Agora há umcheiro de concreto após a chuva.

Lava 

Argentina, Paula Dreyer, Gabily Anadón, 2017, 03`37``

Esta produção é um tributo às mulheres que a lavam roupa nas lavanderias públicas próximas ao rio Paraná, na cidade de Posadas Misiones, Argentina. O lugar era um grande tanque de água onde várias mulheres se juntavam para lavar e se encontrar, agora representa a memória daquele tempo.


The Inhabitant

Argentina, Diego Mandelman, 2019, 05`20``

O último habitante de uma cidade, inundada e em ruínas, refugia-se em sua memória e nas lembranças que ainda persistem nela.



SESSÃO ESPECIAL - SCS CORREDOR CENTRAL

Casa de Praia 

Brasil, Duda Affonso, 2018, 16'

Brasília é um deserto. O calor, o ócio e a melancolia, próprios de sua juventude, tomam conta da cidade vazia. Mazé acorda num lugar estranho em um futuro que poderia ser amanhã ou um dia que poderia nunca ter existido. Ela é convidada a ir à praia. E vai.


Riscados pela Memória 

Brasil, Alex Vidigal, 2018, 20'

Um dono de uma loja de discos usados, senhor de idade solitário e amargurado, é surpreendido numa compra de LPs de segunda mão, ao descobrir, pelos vinis, que eram de uma paixão antiga. Esses discos, trilhas sonoras de sua vida, tocam em suas memórias, lembranças do relacionamento amoroso, trazendo paz ao seu coração. A música (ou o simples contato com o Long Play) leva a uma imersão nas reminiscências das personagens e, consequentemente, toca seus sentimentos.


À Margem do Universo

Brasil, Tiago Esmeraldo, 2017, 18'

Dois seres alienígenas desembarcam na Terra para uma pretensa investigação espacial, mas na verdade, quem é observado e estudado são eles. Ao final, eles terão uma grande surpresa.


O Corpo e a Cidade Modernista 

Brasil, Pedro Rodolpho, 2018, 39'

O legado da utopia modernista de Brasília atrai interesse internacional e gera sentimentos ambivalentes entre habitantes e visitantes da cidade. “O Corpo e a Cidade Modernista” explora os diferentes níveis em que o urbanismo influencia a relação afetiva dos habitantes com a cidade, a dinâmica das relações interpessoais e a ocupação de seus espaços públicos.

Afeto

Brasil, Gabriela Gaia Meirelles, Tainá Medina, 2019, 15'

“Afeto” é um curta-metragem experimental sobre arquitetura, memória e ocupação feminina do espaço urbano. O filme costura imagens de arquivo, registros observacionais e performances, debatendo a imparcialidade do planejamento urbano e o papel social da mulher na construção das cidades. Sua narrativa mescla sci-fi, terror e linguagem documental para falar de uma cidade-fantasma onde denunciar a memória é o primeiro passo para recriá-la.


Using Format