REGULAMENTO 2019

Cinema Urbana - Mostra do Filme de Arquitetura de Brasília, é uma mostra de cinema que tem por intuito abordar em sua programação a arquitetura e a cidade em suas diferentes escalas e complexidades, por meio do cinema, apresentando produções nacionais e internacionais.
A mostra explora a contínua produção dos espaços das cidades, os processos marcados pela globalização na sociedade contemporânea, a noção de território, real ou imaginado, a construção de marcos da relação entre o tempo passado, o presente e o futuro que almejamos coletivamente, para refletir sobre a forma como vivemos e narramos as nossas cidades. Nesse sentido, o cinema traz à tona narrativas reais e simbólicas que revelam e abrigam memórias, afetos e apresentam relações entre o construído e o imaginado. A iniciativa nasce da necessidade de ampliar, pela lente do cinema, o entendimento da sociedade sobre a cidade e suas estruturas (sociais, culturais, arquitetônicas), ao estimular o contato do público com uma programação de filmes pouco exibidos, que convidam à reflexão em termos de cidadania - a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e de um tempo coletivos. 


Regras Gerais

REGULAMENTO
MOSTRA CINEMA URBANA 2019


SOBRE A MOSTRA CINEMA URBANA

1. Cinema Urbana - 1ª Mostra de Filmes de Arquitetura de Brasília - acontecerá de 14 a 17 de agosto de 2019, em Brasília.

2. Cinema Urbana é uma mostra internacional de cinema de arquitetura no Brasil que exibe filmes documentais, experimentais, de animação e de ficção, nos quais a arquitetura é protagonista. As abordagens interdisciplinares para a arquitetura e cidade contemporânea têm recebido interesses crescentes e as imagens em movimento são vistas como poderosas ferramentas para ampliar o diálogo e a compreensão e valorização da arquitetura pelo público, cidadãos do mundo todo.

3. Com o tema “Memórias em Construção”, a mostra explora a contínua produção dos espaços das cidades, os processos de patrimonialização marcados pela globalização em curso na sociedade contemporânea, a noção de patrimônio como um território, real ou imaginado, que participa na construção de marcos da relação entre o tempo passado, o presente e o futuro que almejamos coletivamente, para refletir sobre a forma como atualmente vivemos e narramos as nossas cidades. Nesse sentido o cinema apresenta as cidades e suas paisagens em narrativas que compõe o imaginário e formam o conjunto de suas memórias e sua história.

4. INSCRIÇÃO

4.1 As inscrições ficarão abertas até o dia 19 de maio.

4.2 Podem ser inscritos filmes nos formatos de curta-metragem com duração máxima de 30 minutos e longa-metragem com duração máxima de 120 minutos, com ano de produção a partir de 2017, que estejam em sintonia com os valores conceituais e éticos da mostra, de qualquer gênero cinematográfico.

4.3 Um mesmo responsável poderá inscrever uma quantidade ilimitada de filmes.

4.4 Os filmes deverão ser inscritos através do Film Freeway ou do formulário disponíveis no site, com envio de link e de senha para visualização. A preferência é pelos sites YouTube ou Vimeo.

4.5 Uma versão do filme com legendas em inglês, exceção feita para filmes falados em inglês.

5. A versão dos filmes a serem utilizados para o processo de seleção farão parte do banco de acervo do Cinema Urbana. Para qualquer tipo de projeção pública, será requerida a permissão dos proprietários dos direitos.

6. SELEÇÃO DE FILMES

6.1 A Comissão de curadoria é responsável pela seleção dos filmes e pela montagem das sessões da programação oficial. A curadoria busca filmes com qualidades cinematográficas que estejam em sintonia com a proposta conceitual e ética da mostra, podendo ser de qualquer gênero e formato cinematográfico.

6.2 A divulgação dos filmes selecionados está prevista para acontecer em julho de 2019.

6.3 Após o responsável ter sido informado sobre a seleção do filme na programação da mostra, o filme não deve ser exibido em Brasília até que seja exibido na Mostra Cinema Urbana.

6.4 Imediatamente após ser confirmada a seleção, deve ser enviado por email:

Uma lista dos diálogos dos filmes em português e inglês (se houver)
Legendas em inglês, português ou audiodescritiva (se houver)
Dois stills do filme (resolução mínima: 300 dpi - 10x10cm) em formato digital
Link para o trailer do filme (Vimeo ou Youtube de preferência)
Biofilmografia do diretor
Sinopse final para a programação online e catálogo impresso (max.450 caracteres) em inglês. Para filmes brasileiros / portugueses, a sinopse deve ser enviada em inglês e português.
Lista atualizada de Festivais e Prêmios Anteriores.

6.5 Os filmes selecionados para compor a programação deverão enviar o arquivo digital do filme para exibição no formato H264, resolução full HD ou similar, taxa de bits de mínimo 25mbps.


7. PREMIAÇÃO

7.1Cinema Urbana tem 4 categorias de premiação:

7.1.1 Prêmio Fotografia e Linguagem: filmes que investigam novas abordagens audiovisuais e o desenvolvimento da linguagem do Cinema.

7.1.2 Prêmio de Pesquisa e Argumento:

7.1.3 Prêmio do Público:

7.1.4 Prêmio Parceiro Internacional: Festival Parceiro irá selecionar um filme brasileiro para exibir na próxima edição de seu Festival.

7.2 Os júris da competição serão compostos por personalidades brasileiras e estrangeiras de renome nacional e internacional do mundo cultural.

7.3 As decisões dos júris são finais.

7.4 O prêmio Cinema Urbana consiste em um troféu e distribuição do filme nacional e internacionalmente em nosso circuito itinerante.

7.5 Todos os filmes premiados participarão do circuito itinerante de festivais brasileiros e internacionais, que pode começar até um mês após o festival, até 3 meses antes da edição subsequente, em 2020.

8. CONSIDERAÇÕES GERAIS

8.1 Os participantes declaram que o filme submetido é seu e que seus direitos de exibição pública não foram transferidos para terceiros.

8.2 Todos os textos, dados e fotos enviados pelos participantes ao Cinema Urbana serão usados ​​como referência em várias publicações bilíngues on-line e off-line (incluindo o catálogo do Festival, o site). Este material pode ser traduzido, corrigido ou editado antes da publicação. Ao enviar um filme, todos os participantes dão permissão gratuita ao Cinema Urbana para publicar este material para os propósitos acima.

8.3 Após a seleção do filme, o festival poderá utilizar um fragmento de três minutos de duração do filme para a promoção do festival na TV, rádio, internet, bem como o material publicitário do filme (press kit, posters, cartões postais, etc.) para fins de promoção.

8.4 O responsável pelo o filme premiado no Cinema Urbana compromete-se a mencionar o prêmio Cinema Urbana em todos os materiais promocionais do filme e nos créditos cinematográficos de todos os exemplares produzidos após as datas do festival.

8.5 Todas as inscrições de filmes feitas ao Cinema Urbana pressupõem o conhecimento e aceitação destes regulamentos. A participação no Festival implica a aceitação sem reservas de todos os termos descritos no presente regulamento e o envio de um formulário de inscrição preenchido e assinado. Cinema Urbana reserva-se o direito de cancelar qualquer apresentação ou tomar qualquer medida adequada em caso de violação dos regulamentos.

8.6 A organização da mostra decidirá sobre todos os assuntos não abrangidos por estes regulamentos, de acordo com as regras internacionais dos festivais de cinema.

8.7 Caso haja qualquer dúvida sobre o regulamento, favor entrar em contato pelo e-mail cinemaurbana@gmail.com

Using Format