EMBAÚBA PLAY

www.embaubaplay.com

17 a 31 de agosto

Moto-perpétuo

João Borges, 2013, 17 min - MG/Brasil

O Cemitério do Peixe é um vilarejo localizado em pleno sertão mineiro. Por passar a maior parte do ano sem habitantes, ficou conhecido como Cidade Fantasma, fama que alimenta o imaginário coletivo da região. No mês de Agosto, acontece o Jubileu de São Miguel Arcanjo e às Almas, quando mais de cinco mil pessoas invadem o lugarejo para uma festa de três dias, regada a fé e cachaça.

Silêncio

Sérgio Borges, 2006, 18 min - MG/Brasil

Imersão em uma zona onde formas fluídas e ausência de palavras revelam que o silêncio está antes de todas as coisas.

Reinvenção da rua 

Helena Ignez, 2003,  27 min - SP/Brasil

Em Reinvenção da rua, Helena Ignez assina seu primeiro filme como diretora. É uma homenagem ao arquiteto e artista contemporâneo norte-americano Vito Acconti, que realizara uma intervenção urbana sob um viaduto em São Paulo, transformando aquele espaço para ser aproveitado pela população de rua que vivia nas redondezas.

A era de ouro

Leonardo Mouramateus, Miguel Antunes Ramos, ano 2014, 24 min - SP/Brasil

"Ontem, tarde da noite, fui ao jardim, ver se nosso teatro ainda estava de pé. E ele está lá até hoje."

Um lugar ao sol

Gabriel Mascaro, 2009, 66 min - PE/Brasil

O documentário aborda o universo dos moradores de coberturas de prédio das cidades de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. O diretor obteve acesso aos moradores das coberturas através de um curioso livro que mapeia a elite e pessoas influentes da sociedade brasileira. No livro são catalogados 125 donos de cobertura. Destes 125, apenas 09 cederam entrevistas. Através dos depoimentos dos moradores de cobertura, o filme traz um rico debate sobre desejo, visibilidade, insegurança, status e poder, e constrói um discurso sensorial sobre o paradigma arquitetônico e social brasileiro.

Banco Imobiliário

Miguel Antunes Ramos, 2016, 61 min - Brasil

Brian caminha por seu bairro de infância, procurando novas áreas para uma incorporação imobiliária. Romeo, em seu escritório envidraçado, desenha uma estratégia de marketing. Carla planeja seus novos investimentos vendo a cidade do alto. Um jogo de tabuleiro. Uma imagem de futuro. Um projeto de cidade.

A vizinhança do tigre 

Affonso Uchôa, 2014, 94 min - MG/Brasil

Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo são jovens moradores do bairro Nacional, periferia de Contagem. Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, cada um deles terá de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

A era de ouro, Leonardo Mouramateus, Miguel Antunes Ramos, ano 2014, 24 min - SP/Brasil

A fuga da mulher gorila 

Marina Meliande, Felipe Bragança, 2009, 82 min, RJ/Brasil

Duas irmãs decidem fazer uma viagem pelo interior do Rio de Janeiro a bordo de uma kombi. Elas dão carona a um ator, que deseja conhecer o estado. No caminho o trio organiza um show mambembe, no qual se transformam em gorila e ameaçam o público.

Amor, plástico, barulho

Renata Pinheiro, 2013, 85 min, PE/Brasil

Shelly, uma jovem dançarina que sonha se tornar cantora e Jaqueline uma experiente cantora que já emplacou alguns sucessos mas que amarga o declínio da sua carreira, são companheiras de uma mesma banda de música Brega – uma cena musical romântica e sensual da periferia brasileira. Inseridos em um show business de nightclubes e programas de tv local, onde tudo é descartável, como sucesso, amor e relações humanas, elas parecem formar uma única trajetória de vida, onde Shelly é o possível passado de Jaqueline que é o provável futuro de Shelly.

Ressurgentes: um filme de ação direta, 

Dácia Ibiapina, 2014, 74 min, DF/Brasil

Este filme tangencia o pensamento político, a visão de mundo, bem como as ações diretas de um grupo de militantes de movimentos autônomos do Distrito Federal do Brasil no período de 2005 a 2013.

Escape From My Eyes (Fuja dos meus olhos)

Felipe Bragança, 2015,  34 min - Alemanha, RJ/Brasil

Eles veem um homem negro e pensam que viram um leão”. Documentário e imagens ficcionais se misturam para contar as memórias e sonhos de três refugiados de guerra vivendo acampados em uma praça no coração de Berlim.​

Using Format