CINEMA URBANA


CINEMA URBANA  nasce da necessidade de ampliar, pela lente do cinema, o entendimento da sociedade sobre a cidade e suas estruturas (sociais, culturais, arquitetônicas), ao estimular o contato do público com uma programação de filmes pouco exibidos, que convidam à reflexão em termos de cidadania - a formação, informação e participação múltiplas na construção da cultura, da política, de um espaço e de um tempo coletivos.

Além da mostra, CINEMA URBANA contempla ações formativas como palestras, painéis temáticos, homenagens, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos.



CINEMA URBANA é realizada  em Brasília desde 2018.

URBANAS

Liz Sandoval

Mãe da Aurora (7 anos), arquiteta e urbanista pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000), estuda as interseções entre o cinema e a cidade nas relações de representação, prática social e memória, concentrando-se principalmente na cidade de Brasília. Mestre em Arquitetura e Urbanismo na linha de pesquisa Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo com a dissertação “Brasília, cinema e modernidade: percorrendo a cidade modernista” (2014) na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília FAU/UnB, e doutorado, em andamento, no mesmo Programa de Pós-Graduação. Possui artigos publicados sobre a cinematografia brasiliense, realizou mostras e festivais de cinema de arquitetura, sendo 2 mostras dedicadas ao cinema de Brasília e da UnB. Lecionou as disciplinas de Projeto de Arquitetura, Planejamento Urbano na Universidade Paulista, campus Brasília. É idealizadora e diretora da Cinema Urbana – Mostra Internacional de  Cinema de Arquitetura, desde 2018.

Thay Limeira

Pernambucana radicada em Brasília, produtora cultural e curadora de cinema de trajetória cineclubista com formação em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB). Debruça-se na produção de projetos culturais, mostras e festivais e produções cinematográficas. Realizou as produções do Festival Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-metragem (2012 a 2017), Circuito Itinerante Cinesolar nos Estados do DF e GO (2016), Festival CineFoot (2013 e 2014), Festival InterAnima (2018), Archcine Brasília – Festival Internacional de Arquitetura (2018). Como curadora, integrou curadoria de festivais consolidados como 14º Festival de Taguatinga (2019), Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2017 e 2018), 6ª Festival Curta Brasília (2017), 7ª Mostra Canavial (2018), Circuito Itinerante Cine Solar (2017), Festival de Curta-Metragem das Escolas Públicas do DF (2015 e 2016). Integra o coletivo Cinema Urbana, idealizadora do Festival Cinema Urbana com estreia prevista para 2019, que tem por intuito discutir a questão urbana e a arquitetura por meio do cinema e o coletivo ENTREVAZIOS, formados multiartistas com trabalhos que ocupam as fronteiras entre as artes cênicas e visuais e que coloca o corpo em diálogo com as poéticas da cidade e que estreia agora em 2019 o projeto DE VER CIDADE – Brasília numa caixa de brincar, uma obra interativa que revela uma topografia sensível sobre a Brasília dedicada às crianças.

Daniela Marinho

Brasiliense, nascida em 1985, formou-se em Comunicação Social, com Habilitação em Audiovisual, pela Universidade de Brasília (UnB), onde também obteve título de Mestra no Programa de Pós-graduação em Imagem e Som. Atualmente é bacharelanda em Direito. Com mais de uma década de atuação na área de produção, já participou de mais de 60 mostras de cinema, 25 curtas-metragens e 5 longas. Desde 2014, conduz a empresa Moveo Filmes (novo nome para Transborda Produções Culturais), promovendo filmes, mostras e Festivais no Distrito Federal.

Using Format